quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Atividade 1.3 - E-proinfo




Situação-problema 1

  Existem hoje vários aplicativos ou recursos que podem facilitar a vida do indivíduo em uma situação como a proposta "compras no supermercado", dentre eles podemos citar a calculadora utilizada tanto por jovens, quanto pelos adultos.
 A diferença entre o uso está justamente no tipo de tecnologia empregada. Enquanto os adultos preferem o instrumento "calculadora", as crianças e os jovens fazem uso do celular com muito mais rapidez e comodidade tudo a um simples toque na tela de seu celular ou tablet.
 No entanto, apesar de positivo, fácil e rápido o uso de tais recursos distanciou os jovens de questões referentes ao uso do cálculo mental. Enquanto, os adultos fazem cálculos mentais com certa facilidade, analisam os resultados e conseguem refletir sobre as vantagens ou não de se comprar determinados produtos, os jovens parecem perdidos e inertes, dependem exclusivamente do recurso tecnológico, não fazem as mesmas reflexões e em muitas situações não conseguem identificar o que seria ou não mais vantajoso. 

Situação-problema 2

    Atualmente as pesquisas escolares são feitas a partir do uso da internet "sites de busca" que auxiliam na pesquisa de conteúdos e imagens relacionados aos conceitos escolares trabalhados em sala de aula. Tudo está apenas a um clic, com acesso rápido e fácil, basta apenas o interesse e a dedicação do aluno para fazer um bom trabalho, pois, essa facilidade pode levar também ao comodismo de apenas copiar e colar um conteúdo sem ao menos refletir sobre o mesmo.
   O que se diferencia e muito das formas de pesquisa utilizadas por gerações anteriores, visto que essa busca era feita a partir da leitura de livros, revistas, das visitas feitas a bibliotecas e da síntese de ideias a partir de textos elaborados pelo aluno que era levado a estruturar um texto a partir de fragmentos lidos. Porém, para a realização dessas atividades o tempo gasto era imenso, o aluno levava dias e até semanas para concluir uma atividade.

Situação- problema 3 

Como citado anteriormente a dificuldade das gerações anteriores residia na questão do tempo gasto pelo aluno para fazer uma pesquisa escolar em livros, revistas e até mesmo na biblioteca. Já atualmente, a dificuldade está em fazer com que os alunos leiam e informem-se a respeito dos assuntos trabalhados. Muitos apenas copiam informações certas vezes até desconexas com o que lhes é pedido pelo professor, não referenciam os autores e plagiam os textos.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário